INFRAESTRUTURA
A Infraestrutura de TI é o conjunto de componentes físicos ou lógicos necessários para garantir o funcionamento adequado e eficiente de toda a operação tecnológica de uma organização.
Os componentes (também conhecidos como plataforma) são divididos em hardware, software e tecnologias de comunicação e providenciam a base de todo o sistema.
Tradicional vs. Infraestrutura em Nuvem
Todos os componentes mencionados acima que constituem uma infraestrutura tradicional são geralmente de propriedade da própria empresa e gerenciados dentro de suas próprias instalações.
Desnecessário dizer que quanto maior a infraestrutura de TI, mais espaço, energia, pessoal e dinheiro serão necessários para executá-la. Hoje, parte dessa infraestrutura pode ser virtualizada e alugada de serviços de terceiros para reduzir custos, o que chamamos de Computação em Nuvem ou Cloud Computing.
Áreas de atuação da VETTA
- Hardware: servidores, computadores, storage e data centers, switches, hubs e roteadores, bem como todos os demais equipamentos como energia, refrigeração, cabeamento e salas dedicadas.
- Softwares: Sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), Gestão de relacionamento com o cliente (CRM), Planejamento de recursos empresariais (ERP), Sistemas operacionais, servidores web, etc.
- Rede: inclui todos os elementos de hardware e software necessários para garantir a ativação da rede, conectividade com a Internet, firewall e segurança.
- Back-up e Disaster Recovery